Durante agenda na Calha do Purus, no sábado (07/02), o governador Wilson Lima inaugurou quatro telessalas do programa Saúde AM Digital nos municípios de Boca do Acre e Pauini (a 1.028 e 923 quilômetros de Manaus, respectivamente). Com as entregas, o Amazonas passa a contar com 119 telessalas em funcionamento, distribuídas em 49 municípios.
Cada município foi contemplado com duas telessalas. Em Pauini, as estruturas funcionarão na Unidade Básica de Saúde (UBS) José Roberto, localizada na rua Pompeu Soares Bezerra, no bairro São Francisco, beneficiando uma população estimada em 16 mil habitantes. E em Boca do Acre, as telessalas estão instaladas na Clínica Médica de Especialidades Dra. Maria Elizabeth, situada na avenida Amazonas, no Centro do município, atendendo cerca de 38 mil pessoas.
“É um serviço que nós estamos entregando e agora com 18 especialidades para também permitir o povo do interior a ter acesso a um atendimento, a uma consulta com um especialista”, declarou o governador.
As ações integram a política estadual de expansão do Programa Saúde AM Digital, que utiliza tecnologia para levar atendimento médico especializado ao interior, fazendo com que a população não precise mais se deslocar para Manaus para receber esse tipo de atendimento. Por meio das telessalas, os pacientes realizam consultas com especialistas e exames com emissão de laudos à distância, garantindo mais agilidade, segurança e eficiência na assistência prestada.
As telessalas contam com equipamentos de última geração para teleconsultas e telediagnósticos, incluindo raio X, MAPA, Holter e eletrocardiograma (ECG). As unidades também receberam estrutura para sistema de videoconferência, internet de alta velocidade, plataforma de prontuário eletrônico e suporte técnico remoto, assegurando eficiência operacional e continuidade do atendimento especializado. A iniciativa contribui para a redução da fila do Sistema de Regulação (Sisreg) e para o fortalecimento da atenção básica no interior do estado.
O programa Saúde AM Digital já garante atendimento por telessaúde nos 62 municípios do Amazonas, com 18 especialidades médicas e multiprofissionais por meio do aplicativo de celular. São oferecidas consultas em dermatologia, urologia, endocrinologia (geral e pediátrica), psiquiatria (geral e pediátrica), neurologia (geral e pediátrica), psicologia (geral e pediátrica), cardiologia, ortopedia, pediatria, ginecologia, nutrição, geriatria, alergologia e gastroenterologia.
Para a moradora de Boca do Acre, Raimunda Pedro da Silva, de 55 anos, auxiliar de serviços gerais, a chegada do Telessaúde representou mais facilidade no acesso a consultas especializadas, além de economia de tempo e recursos. Ela realizou uma teleconsulta com ortopedista no próprio município e destacou a qualidade do atendimento recebido.
“Achei maravilhosa, porque é a primeira vez que eu estou passando por essa consulta com o ortopedista aqui em Boca do Acre. E foi muito bom. Traz um alívio, porque agora eu consegui, uma consulta perto de casa, não vai ser preciso eu sair. Eu estou maravilhada”, disse a moradora de Boca do Acre.
Em Pauini, o morador Francisco Barbosa de Lima, de 62 anos, realizou o exame de eletrocardiograma no próprio município e ressaltou a importância do serviço para a população local, especialmente diante das dificuldades de deslocamento enfrentadas pelos moradores da região.
“Acabei de fazer o meu eletrocardiograma, isso é de grande importância, não só para mim, mas para toda a população. Vai evitar a gente se deslocar para fazer exame na capital. E não vai mais causar um transtorno. Sai na hora (resultado), você já recebe, você já sai ciente daquilo que está acontecendo com o seu corpo”, afirmou.
Participaram das implantações das telessalas o deputado federal Átila Lins; os deputados estaduais Alessandra Campêlo, Adjuto Afonso e Dr. Gomes; a secretária de Saúde do Amazonas, Nayara Maksoud; além de vereadores e demais autoridades. Em Boca do Acre, esteve presente o prefeito Frank Barros, e em Pauini o prefeito Renato Afonso.

