O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPCD), vai assegurar estrutura especial de acessibilidade durante o Carnaval no Sambódromo de Manaus. A iniciativa visa garantir conforto, segurança e inclusão às pessoas com deficiência (PCDs) que irão prestigiar os desfiles de 12 a 14 de fevereiro.
O espaço acessível está localizado em frente ao bloco G do Sambódromo. No local, cada pessoa com deficiência terá direito a um acompanhante, além de contar com equipe habilitada para recepção e apoio durante o evento.
A estrutura inclui rampa de acesso, área com gradil para reforço na segurança, banheiro adaptado e organização pensada para proporcionar tranquilidade ao público. Não será necessário realizar inscrição prévia, uma vez que o atendimento será feito por ordem de chegada no local, garantindo acesso a todos que comparecerem ao espaço.

Em parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, será disponibilizada ainda uma van adaptada para transporte do público da Vila Olímpica até o Sambódromo, facilitando o deslocamento e ampliando a acessibilidade ao evento.
Além da estrutura física, o Governo também garantirá recursos de acessibilidade nas transmissões oficiais dos desfiles. Nos dias 12 e 13 de fevereiro, o desfile será exibido pela TV Encontro das Águas, e no dia 14 de fevereiro, pela TV A Crítica, todos com serviços de intérprete de Libras e audiodescrição.
Os intérpretes e audiodescritores atuarão diretamente nas transmissões televisivas. No espaço acessível montado no Sambódromo, será disponibilizada uma televisão para que pessoas com deficiência auditiva acompanhem a interpretação em Libras exibida durante a transmissão. O recurso de audiodescrição também estará disponível para ampliar a compreensão das apresentações pelo público com deficiência visual.

