Manaus (AM) – No Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quarta-feira (8), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) celebra as conquistas e lutas das mulheres através de uma programação especial nas Policlínicas. Com o tema Março Lilás, as unidades de saúde realizam atividades para oferecer acolhimento e cuidado para as mulheres, incentivando o autocuidado e a promoção da saúde feminina.
As Policlínicas da rede estadual de saúde oferecem palestras educativas, panfletagem com orientação sobre o Março Lilás, mês da conscientização e combate ao câncer de colo de útero. Além da realização de palestras sobre autoestima e combate à violência contra a mulher, além de atendimentos com diversos profissionais da saúde, para servidores e público em geral.
Além dessas atividades, as unidades também terão em sua programação a abordagem de questões relacionadas à saúde feminina, além de ações educativas, disponibilização de vacinas, interpretação do exame preventivo, orientações sobre proteção contra violência e conscientização e combate ao câncer de colo de útero.
Ações para as servidoras
A Policlínica Danilo Corrêa realiza o projeto “Cuidando de quem cuida”, com serviços de fisioterapia, auriculoterapia, massoterapia, acupuntura e Palestra Defesa Pessoal para mulheres, para seus profissionais.
A diretora da unidade, Simone Mendes, destaca a importância em promover ações que valorizem as mulheres e reconhece a importância e o valor dessas profissionais. “É extremamente necessário o trabalho realizado em nossa unidade para a conscientização e cuidado com a saúde das mulheres. Essas atividades não apenas contribuem para a prevenção e o combate ao câncer de colo de útero, mas também proporcionam serviços de apoio e bem-estar para as servidoras da unidade, que se dedicam a cuidar da população todos os dias” disse a diretora.
Aberto ao público
A Policlínica Gilberto Mestrinho realiza uma programação voltada para trabalhar temas pertinentes à saúde e cuidados íntimos da mulher, conscientização do câncer de colo uterino, preventivo e saúde íntima da mulher, além de confecção e distribuição de folders e vídeos em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
A programação da Policlínica Antônio Aleixo contará com ações sobre saúde bucal, enquanto a Policlínica Codajás oferecerá exames preventivos, massagem, testes rápidos e outros serviços para o público e servidores.
O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Silvério Tundis realiza atividades com foco na autoestima e saúde mental, com a palestra que abordará temas como fatores que afetam essa avaliação subjetiva, os impactos na saúde, produtividade, na maternidade e nos relacionamentos, além de trabalhar a importância dos cuidados diários para a manter a saúde da mente e do corpo.
Para intensificar o acesso das mulheres aos serviços de saúde, a Policlínica Zeno Lanzine realizará um mutirão no dia 11, com intensificação nas áreas de psiquiatria, gastroenterologia, urologia, proctologia, mastologia, cirurgia geral e exames de eletrocardiograma com laudo.
*Com informações da assessoria