Nesta segunda-feira (05/08), é celebrado o Dia Nacional da Saúde, data que reforça a importância dos cuidados com o corpo e a mente, por meio da adoção de hábitos saudáveis de alimentação, atividade física e acompanhamento médico preventivo. Para atuar na promoção e incentivo a essas práticas, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) trabalha em conjunto com os municípios, estimulando o desenvolvimento de projetos na atenção primária que beneficiem a população, além de promover a capacitação das equipes de saúde.
A SES-AM também mantém, na rede de atenção especializada, uma série de profissionais atuando na promoção da saúde e bem-estar da população. São nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, que estão presentes nas Policlínicas, Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi), Centros de Atenção Integral à Criança (Caic), entre outros serviços.
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, ressalta que a data é mais uma oportunidade para reforçar para a população iniciativas simples que devem fazer parte da rotina das pessoas. “A saúde é um dos pilares fundamentais para uma vida feliz e produtiva, e entender isso é fundamental para assumir o controle efetivo do próprio bem-estar”, disse ela.
Segundo o coordenador geral de Políticas Estratégicas em Saúde, do Departamento de Atenção Primária da SES-AM, Ricardo Elias, quando as pessoas se mantêm vigilantes ao próprio estado de saúde é possível identificar de forma precoce os problemas, assim que surgirem, e agir de maneira proativa para preveni-los ou tratá-los. “Isso tudo sempre visando uma vida longa e saudável. Uma boa parte das doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e até problemas cardíacos, estão diretamente relacionados aos hábitos de vida”, destaca.
O coordenador geral acrescenta que os hábitos impactam positivamente ou negativamente na saúde, por isso, o lembrete é para que as pessoas sejam responsáveis e cuidadosas. Atitudes simples, como manter uma alimentação equilibrada, rica em frutas e legumes, com pouca ou sem ingestão de produtos processados e industrializados, ser ativo, praticando pelo menos 30 minutos de exercício por dia, além de fazer acompanhamento regular com o médico, faz total diferença na saúde e bem-estar.