Fernanda Torres, 59, foi indicada ao Globo de Ouro 2025 como Melhor Atriz pelo filme “Ainda Estou Aqui”. O anúncio dos nomeados aconteceu nesta segunda-feira (5).
A indicação de Fernanda Torres ao Globo de Ouro acontece 25 anos após sua mãe, Fernanda Montenegro, ter sido indicada na mesma categoria, por seu papel no filme “Central do Brasil“, filme que assim como “Ainda Estou Aqui”, foi dirigido por Walter Salles.
A matriarca, no entanto, não levou o prêmio para a casa. Na ocasião, Gwyneth Paltrow foi a grande vencedora por sua performance em “Shakespeare Apaixonado” (1999). O resultado foi o mesmo no Oscar daquele ano.
Na edição de 2025, Torres disputa o Globo de Ouro com Angelina Jolie (“Maria”), Kate Winslet (“Lee”), Nicole Kidman (“Babygirl“), Pamela Anderson (“The Last Showgirl”) e Tilda Swinton (“O Quarto ao Lado“).
Leia mais: Globo de Ouro 2025: confira a lista completa dos indicados
Leia mais: Fernanda Torres é nomeada como “ícone global” pela revista Vanity Fair
Leia mais: “Ainda Estou Aqui” recebe a 1ª indicação do Brasil ao Globo de Ouro em 20 anos
A cerimônia da 82ª edição do Globo de Ouro, que serve como um termômetro para o Oscar, está marcada para 5 de janeiro em Los Angeles, nos Estados Unidos.
“Ainda Estou Aqui” também concorre na categoria de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa. A indicação marca o retorno do Brasil à premiação após 20 anos. A última vez em que uma produção brasileira foi indicada foi em 2005, com “Diários de Motocicleta” (2004), também de Walter Salles.
“Ainda Estou Aqui” trata-se da adaptação do livro homônimo escrito por Marcelo Rubens Paiva, conhecido pelo livro “Feliz Ano Velho” — um grande sucesso de vendas nos anos 1980. A história se passa na década de 1970, no período mais intenso da ditadura militar no Brasil, e acompanha a trajetória da família Paiva, composta por Rubens (interpretado por Selton Mello), Eunice (vivida por Fernanda Torres) e seus filhos.
A vida da família se transforma completamente quando, em um dia fatídico, Rubens Paiva é levado por militares à paisana e some sem deixar rastros. Eunice, que dedicará décadas em busca de respostas sobre o paradeiro do marido, precisa se reconstruir e traçar um novo caminho para si e para seus filhos.
O elenco também conta com Valentina Herszage (“Elas por Elas”), Maeve Jinkings (“Pedágio”), Antonio Saboia (“Deserto Particular”), Olívia Torres (“Continente”), Humberto Carrão (“Aquarius”), Dan Stulbach (“Mulheres Apaixonadas”), Charles Fricks (“Terra e Paixão”), Caio Horowicz (“Boca a Boca”), Daniel Dantas (“Pega Pega) e mais.