Com mais de 50 anos de história na divulgação do pensamento crítico sobre o audiovisual brasileiro, está de volta a revista Filme Cultura. A 65ª edição será publicada em 2024 com a temática “Cinema Mais: o audiovisual LGBTQIA+”.
Para compor a revista, a Secretaria do Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura (MinC) abre nesta segunda-feira, (10), o edital de chamamento público de textos.
Segundo a diretora de Preservação e Difusão Audiovisual da Secretaria, Daniela Fernandes, a retomada da revista tem a intenção de criar um audiovisual cada vez mais diverso e livre de estereótipos.
“Que a partir de agora, possamos aprofundar o pensamento crítico do audiovisual brasileiro para que a revista Filme Cultura seja agregadora e potencializadora desse debate”, destaca.
Fomentar o debate
A editora da revista Filme Cultura, Lina Távora, explica que “é grande e urgente a necessidade de fomentar o debate de pautas referentes à cultura e à diversidade de gênero e de sexualidade no país, assim como muitas outras pautas sociais devastadas pelo último governo”
Leia também: Trompetista Randy Brecker lança CD no Amazonas Green Jazz Festival
Além disso, na defesa dos direitos da comunidade LGBTQIA+, a cultura, e em especial o audiovisual, são fundamentais para que as pessoas possam se identificar, se sentir representadas e entender que há possibilidades diversas de viver uma vida plena.
Inscrições
Os textos devem ser inéditos ou derivados de um anterior, mas trazendo novos dados ou abordagens, e escritos por pessoas que se apresentem, obrigatoriamente, como autoras
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 28 de agosto no sistema Mapas da Culturais.
As propostas que apresentem quaisquer formas de preconceito de origem, raça, etnia, gênero, cor, idade ou outras formas de discriminação serão desclassificadas. Todo o acervo da revista está disponível em: http://revista.cultura.gov.br/
*com informações da assessoria