Manaus (AM) – Durante a “Temporada de Cruzeiros 2022/2023”, Manaus recebeu mais de 13 mil turistas em 12 luxuosos navios de outubro de 2022 a meados de abril de 2023. O receptivo dos turistas foi organizado pela Prefeitura de Manaus em parceria com o Governo do Amazonas. Em média, três navios por mês visitaram a cidade, com dezembro registrando o maior número de turistas em dois cruzeiros distintos. O maior navio da temporada, o Volendam da empresa Holland América, chegou em Manaus no dia 1° de dezembro de 2022 com 2.365 mil cruzeiristas a bordo.
Para impulsionar o turismo e apresentar a cultura local aos estrangeiros, a cidade tem trabalhado em receptivos que incluem rituais indígenas, apresentações de boi-bumbá, entrega de mapas da cidade no porto e dicas de roteiro nos Centros de Atendimento ao Turista (CATs). O objetivo é incentivar a economia e apresentar a cultura brasileira e amazônica aos visitantes.
A cidade trabalha para tornar o turismo uma mola propulsora para a economia local, oferecendo oportunidades de emprego em vários setores, como gastronomia, artesanato, cultura, história e belezas naturais. Três navios visitaram a capital amazonense pela primeira vez, trazendo mais de 3.818 mil turistas.
Leia mais: Temporada de cruzeiros injeta R$ 3,6 bi na economia brasileira
Durante o receptivo, são realizadas ações como a entrega de mapas bilíngues, intervenções artísticas e entrega de artesanatos regionais. Os comandantes dos navios que chegam à cidade pela primeira vez também recebem uma placa de “Boas Vindas”.
O último navio desta temporada, o Silver Shadow, chegará em Manaus no dia 14 de maio, com 694 turistas, com um gasto médio de 80 dólares por dia, o que representará uma injeção de R$ 280.376,00 na economia. O prefeito de Manaus, David Almeida, afirmou que é importante ser ativo no processo de retomada do turismo e oferecer conforto aos visitantes para que se apaixonem pela cidade e criem um vínculo, incentivando a volta no futuro.
*Com informações da assessoria
Edição: Hector M S Silva