O Verona CDB/ Nilton Lins venceu o Manaós Basketball Team por 57 a 55, na última quinta-feira (28), no Ginásio Coronel Dom Pedro, zona oeste de Manaus. Com isso, dá o primeiro passo rumo ao título da Copa Cidade de Manaus de basquete adulto feminino.
A disputa acontece em formato de play-off melhor de três partidas, portanto em caso de nova vitória, o Verona será campeão já no segundo jogo. Assim como na fase classificatória, quando o time comandado por Maurício Grilo venceu por 66 a 44, Elma Pereira foi a melhor jogadora (MVP, do inglês Most Valuable Player). Ela também foi a cestinha, com 24 pontos.
“Quero chamar nossa torcida para o próximo jogo, que será na sexta-feira que vem [6 de outubro]. Vamos comparecer e prestigiar o basquete feminino. Quero agradecer à federação por esse excelente campeonato que estão fazendo e ao meu time, Verona. Parabéns pela primeira vitória e rumo ao título”, afirmou a jogadora, após a partida.
Apesar do resultado favorável, o treinador do Verona CDB afirma que vai focar na correção dos erros e voltar mais preparado para garantir a taça já no próximo confronto. “Partida digna de uma final. Um grande jogo, com muita alternância de placar e também de estratégia por parte das duas equipes. Conseguimos corrigir nossa leitura defensiva na reta final, o que nos ajudou a fechar com a vitória”, avalia.
Com “as costas na parede”, uma vez que a próxima partida já é decisiva, Rebeca Pinheiro, do Manaós, afirma que o time vai manter a estratégia de jogo, acertar os detalhes e buscar a vitória para forçar o jogo três.
“Jogo foi extremamente acirrado do início ao fim, como já prevíamos. Além do nível técnico, elas também contavam com uma quantidade maior de mulheres no time, o que facilita o rotatividade das atletas dentro de quadra e aumenta o descanso. Mas mesmo nosso time ciente que tínhamos menos atletas, nós pusemos, além da nossa técnica, nosso cardio pra jogo também. Basquete não aceita desaforo, portanto sabíamos que não podíamos descuidar um segundo sequer, pois o placar muda o tempo todo. Quem errasse menos, levava a partida”, explica a jogadora.
Vale ressaltar que, além da grande decisão da Copa Cidade de Manaus adulta feminina, neste fim de semana acontece também as semifinais do campeonato Sub-14, com final acontecendo na semana seguinte. A categoria Sub-18 também caminha para a fase decisiva, enquanto a Federação de Basketball do Amazonas (Febam) aguarda o campeonato adulto masculino e a Etapa Regional Norte do Basquete 3×3, que acontece em outubro.