A temporada 2025 da Fórmula 1 começou a ganhar forma nesta terça-feira, 18, com um evento inédito reunindo todos os pilotos e equipes da categoria na O2 Arena, em Londres. A cerimônia celebrou os 75 anos da F1 com um grande show de entretenimento e teve como grande destaque a revelação das pinturas dos novos carros.
O F1 75 Live começou música e uma apresentação bem-humorada do comediante e ator britânico Jack Whitehall, que disparou piadas para todos os lados. Ele brincou sobre a recente troca de farpas entre Max Verstappen e George Russell e também destacou a separação de Toto Wolff e Lewis Hamilton nas mesas depois de 12 anos de parceria na Mercedes.
Seguindo a ordem inversa da classificação do Mundial de Construtores do ano passado, a primeira equipe a se apresentar foi a Kick Sauber, que subiu ao palco com a nova dupla de pilotos formada pelo estreante brasileiro Gabriel Bortoleto e o alemão Nico Hülkenberg. O carro tem o bico e o halo na cor verde e as laterais e a traseira em preto, mantendo a combinação de cores da última temporada. Vale lembrar que esse é o último ano em que a equipe correrá com o nome Sauber, já que Audi assumirá as operações em 2026.
A Williams veio na sequência com a entrada do chefe James Vowles celebrando o “início de uma nova era”. Ele apresentou logo de cara o FW47, que trouxe um degradê do azul escuro para um azul claro, com asas traseiras e dianteiras pretas. Alex Albon e Carlos Sainz foram chamados na sequência e mostraram otimismo em uma retomada dos tempos de glória do time inglês.
A primeira grande novidade nas pinturas foi da RB. Yuki Tsunoda e o novato Isack Hadjar foram os responsáveis por retirar o pano que revelou um carro predominantemente branco, com detalhes em amarelo, azul e vermelho. Tsunoda elogiou bastante o novo modelo e brincou ao dizer que tentará não parar na brita ao longo do ano.
O VF-25 da Haas surgiu no palco com sua predominância preta, porém com mais detalhes em branco e vermelho em relação ao carro do ano passado. Assim com a Kick Sauber, o time norte-americano também terá uma dupla nova em 2025, com Esteban Ocon ao lado do britânico Oliver Bearman, bastante aplaudido pela torcida local na O2 Arena.
A Alpine foi a quinta equipe a se apresentar e revelou o novo A525 com o azul e o rosa como cores principais. O carro será guiado pelos francês Pierre Gasly e pelo australiano Jack Doohan, que fará sua estreia na categoria.
A apresentação da Aston Martin foi uma das mais originais, com direito a uma participação da cantora Tems. O carro de Fernando Alonso e Lance Stroll, no entanto, não tem grandes novidades, com o tradicional verde metálico predominando.
A nova era da Mercedes com George Russell e Kimi Antonelli trouxe uma pintura parecida com a do ano anterior, com um degradê nas cores prata e preto e detalhes em ciano.
A Red Bull subiu ao palco representada pelo chefe de equipe Christian Horner, que recebeu algumas vaias pelo público. O time de Max Vertsappen e Liam Lawson fez uma grande produção para apresentar o RB21 e com um clipe especial e muita festa no palco. O carro mantém a pintura tradicional da equipe austríaca nas últimas temporadas.
A penúltima apresentação com certeza era a mais aguardada da noite. A Ferrari revisitou sua história vitoriosa com um vídeo mostrando modelos antigos e revelou o SF-25 com o icônico vermelho e detalhes em branco nas asas. Lewis Hamilton foi ovacionado pela plateia e comentou brevemente sobre a sensação de iniciar uma nova trajetória em Maranello.
“A palavra que estou pensando é revigorado, estou cheio de energia, de vida, tudo é novo. Estou orgulhoso de fazer parte da equipe, é algo novo e empolgante”, disse o britânico.
Já Charles Leclerc se mostrou realizado por começar mais uma temporada na equipe e disse que espera fazer história ao lado do heptacampeão.
Com o troféu no palco, a atual campeã McLaren fechou a noite exibindo o novo MCL39. O design é muito semelhante ao do ano passado, com a mistura de laranja e preto. A novidade na máquina de Lando Norris e Oscar Piastri fica por conta dos tons de azul perto do cockpit.
A Fórmula 1 parte agora para os testes oficiais de pré-temporada no Bahrein no dias 26, 27 e 28 de fevereiro. O campeonato começa com o GP da Austrália entre os dias 14 e 16 de março.