Na terra do Mickey, mais precisamente no Osceola Heritage Park, em Kissimmee, FL, Ricardo Yoshito Amaral, um atleta amazonense, destacou-se de forma espetacular. Entre os dias 20 e 24 de março, durante o Pan Jiu-Jítsu IBJJF Championship nos Estados Unidos, Ricardo não apenas competiu, mas brilhou, conquistando o prestigiado título Panamericano após três lutas intensas que valorizaram sua vitória.
Com menos de 6 meses promovido à faixa azul, Ricardo Yoshito fez sua estreia nesta faixa já em uma competição internacional no Pan Europeu em Paris, onde se consagrou campeão. Esta vitória marcou o início de uma série de conquistas nesta temporada, acumulando medalhas tanto no Gi (com kimono) quanto no No-Gi (sem kimono), em competições realizadas em cidades como Atlanta, Sacramento e Los Angeles. Essas competições serviram como uma preparação fundamental para o Mundial, agendado para junho, em Long Beach, CA.
Leia mais: White House é destaque no jiu-jitsu nacional e internacional
A agenda de Ricardo Yoshito ainda está cheia, com competições previstas em Nashville, Orange County, Miami, San Jose, Denver e San Diego. Estes eventos são cruciais para o desenvolvimento e ajuste de técnica. “Meu maior objetivo este ano é o mundial! Mas ainda tenho competições para seguir evoluindo e ajustando meu jogo e chegar lá com uma melhor versão para conquistar este título tão sonhado”, afirma o atleta.
A jornada de Ricardo Yoshito no jiu-jítsu começou em Manaus, sob a tutela de seu pai e professor, Ricardo Amaral, e seus sócios Alcenor Alves, Diogo Dutra e Lucas Campelo, na academia White House jiu-jítsu. Esta academia tem se destacado como uma verdadeira fábrica de campeões, contribuindo significativamente para o esporte no estado com atletas promissores como Pietro, Davi, João Ricardo, entre outros.
Atualmente, Ricardo treina com os lendários irmãos Mendes, Guilherme e Rafael, que comandam uma constelação de estrelas do jiu-jítsu na Art Of Jiu-Jitsu. Entre seus companheiros de treino estão Tainan Dalpra, os também amazonenses Thalison Vitorino e Diego Pato, além de Gutemberg Pereira, Maysa Bastos, Jonata Alves, Pablo Lavaseli e outros. Essa convivência e treinamento com atletas de tão alto calibre só reforçam o seu potencial e dedicação ao esporte.
“Aprender com o professor Guilherme e Rafael é um verdadeiro sonho para qualquer atleta que queria viver do jiu-jítsu e Dividir o tatame com todas as estrelas da Art Of Jiu-jítsu nos obriga a ficar todo momento fora de nossa zona de conforto” , disse Yoshito.
O sucesso do jovem atleta no Pan Jiu-Jítsu IBJJF Championship é um testemunho do talento e da dedicação não apenas dele, mas de toda a equipe da White House jiu-jítsu e agora também da Art Of Jiu-Jitsu. Tudo isso corrobora que a luta é o esporte que mais traz títulos para o Amazonas e está em ascensão. Atletas como Ricardo Yoshito Amaral são a prova viva de que seguiremos tendo atletas, trazendo orgulho e inspiração para muitos jovens atletas da região.