O trabalho integrado das Forças de Segurança associado aos investimentos realizados pelo Governo do Amazonas culminou para que o estado atingisse em janeiro deste ano, 100% de eficácia no cumprimento das 24 metas estabelecidas no Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social. Os dados foram apresentados, pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) aos representantes das Forças de Segurança, durante o 32° Ciclo de Gestão Para Desempenho (CGD), realizado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na avenida André Araújo, zona sul de Manaus.
Promovido pelo Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp) da SSP, o evento tem como objetivo alinhar as estratégias de ação e destacar as unidades que apresentarem melhor desempenho nesses indicadores. O secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida destacou os números e voltou a ressaltar a importância do trabalho integrado das Forças de Segurança.
“Esse resultado mostra que estamos no caminho certo. Não temos dúvidas que as nossas equipes, a Polícia Militar, Polícia Civil com apoio do nosso Corpo de Bombeiros e da nossa Polícia Científica estão muito integradas. Isso nos motiva a trabalhar ainda mais para que alcancemos resultados ainda melhores para a nossa população”, destacou o secretário.
Reduções
O coordenador do Ciesp, tenente-coronel Rouget Brito explicou que janeiro de 2025, o estado do Amazonas bateu a meta esperada em todos os indicadores. Ele informou que entre os destaques está a redução de roubo de veículos. O número de janeiro foi o menor de toda a série histórica entre os anos de 2012 até 2024. Em janeiro de 2012, foram contabilizados 622 casos, enquanto em janeiro de 2025 esse número caiu para 54.
“Homicídios foi o menor número da capital dos últimos 18 anos e o menor número do Estado dos últimos 6 anos. O roubo à rota não teve nenhum registro em janeiro de 2025, só para destacar alguns números. Também mostramos aqui a redução de cada um dos indicadores”, ressaltou.
O coronel destacou que delegados, cada comandante de unidades da Polícia Militar e Polícia Científica estiveram presentes na leitura dos dados. “Fizemos aqui uma tempestade de ideias sobre boas práticas de integração, fomentando cada vez mais o Sistema de Segurança de para que interaja, demonstrando sinergia e fazendo acontecer e chegando nesses resultados para a sociedade amazonense”, reforçou Brito.
Investimentos
Desde 2019, o Governo do Amazonas, sob a gestão de Wilson Lima, já investiu cerca de R$ 1,16 bilhão em segurança pública, reforçando o combate à criminalidade e modernização das Forças de Segurança, entre investimento em pessoal, estrutura física, armamentos, equipamentos e novas tecnologias.
A mais recente entrega de equipamentos, avaliada em R$ 7 milhões, incluiu 320 fuzis para as polícias Civil e Militar, além de tecnologias para o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). As ações abrangem também a criação de programas estratégicos como RecuperaFone e a incorporação de novos policiais a partir de dois chamamentos do concurso público realizado em 2021, que totalizam 2,8 mil convocados.