MANAUS – O ex-candidato a presidente do Brasil cobrou o presidente Lula sobre um posicionamento do petista em relação à ambição de Nicolás Maduro de ocupar parte do território da Guiana. Além de dizer que o petista ainda não se posicionou claramente contra, Ciro disse que “o ditador Maduro” está militarmente mais bem equipado que o Brasil na Amazônia.
Ciro ainda vai além e cita Manaus cojo alvo. Como a Venezuela só pode ocupar a Guiana por terra passando por Roraima, o político cearense afirma que, se quiser, a Venezuela pode disparar mísseis contra o Brasil e atingir Manaus, caso queira entrar na Guiana por Roraima.
“A Venezuela acertou-se com chineses e russos. Estão lá dentro consultores, estrutura de inteligência, equipamentos sofisticados, inclusive mísseis que podem alcançar Manaus”.
Porém, Ciro afirma que “duvida” da coragem de Maduro. Para o ex-aliado de Lula, as ações do venezuelano são típicas de ditadores em crise, que precisam mexer com a opinião pública para parecer que tem apoio popular.
De acordo com ele, somente “Lula e o PT” gostam do Maduro.