O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), participou, na terça-feira (20/02), da 8ª Oficina Técnica de Diálogos Federativos do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, do Governo Federal.
O encontro ocorreu de forma virtual com a participação de gestores do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no Amazonas, e do Programa Estadual de Combate e Prevenção ao Desperdício e à Perda de Alimentos (Pcodepa), ambos os programas executados pela Sepror. Ao todo, participaram 500 pessoas de todo o Brasil.
A 8ª Oficina tem entre seus objetivos implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional; estimular a integração dos esforços entre governo e sociedade civil na promoção do direito à alimentação; e promover o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação da segurança alimentar e nutricional do País.
De acordo com o coordenador do PAA no Amazonas, Juliano Osawa, a 8ª oficina técnica virtual do Sisan, foi de extrema importância para a coordenação estadual. O Sisan é um sistema de gestão intersetorial de políticas públicas, participativo e de articulação entre os três níveis de governo para a implementação e execução das políticas de segurança alimentar e nutricional.
“Nesse encontro, pudemos discutir pautas referentes à adesão dos municípios contemplados no PAA, que precisam se regularizar junto ao Sisan, visando melhorar a execução do Programa, tendo em vista que o PAA é a porta de entrada para outras políticas públicas de segurança alimentar e nutricional”, ressalta Juliano.
Outra finalidade é sensibilizar, mobilizar e informar os gestores estaduais e municipais quanto à adesão ao Sisan dos municípios vinculados ao PAA, segundo o decreto n° 11.802, de 28 de novembro de 2023, que regulamenta o PAA.