O espanhol Carlos Alcaraz foi eliminado do US Open em uma derrota surpreendente em três sets para o número 74 do mundo, o holandês Botic van de Zandschulp, nesta quinta-feira (30), enquanto os principais cabeças de chave, o italiano Jannik Sinner e a polonesa Iga Swiatek, avançaram sem grandes problemas.
Cabeça de chave número 3, Alcaraz esperava estender a sequência de 15 vitórias em Grand Slams, mas o atual bicampeão de Wimbledon e campeão de Roland Garros e vencedor do US Open de 2022 teve um péssimo começo e não se recuperou, perdendo por 6/1, 7/5 e 6/4 na segunda rodada.
Van de Zandschulp, o primeiro holandês a derrotar um dos três melhores do mundo em um Grand Slam desde que Richard Krajicek derrotou Pete Sampras nas quartas de Wimbledon de 1996, enfrentará o britânico Jack Draper na terceira rodada.
“Foi uma luta contra mim mesmo, sabe, na minha mente durante a partida. No tênis, você está jogando contra alguém que quer o mesmo que você. Hoje eu estava jogando contra o adversário e contra mim mesmo”, disse Alcaraz.
Favoritos avançam
Houve muito menos drama no início do dia no Arthur Ashe Stadium, onde a polonesa Swiatek derrotou a japonesa Ena Shibahara por 2 sets a 0 (6/0 e 6/1) em pouco mais de uma hora e avançou para enfrentar a russa Anastasia Pavlyuchenkova, que não é cabeça de chave.
Sinner, atual campeão do Australian Open e líder do ranking da ATP, também não teve problemas para derrotar o americano Alex Michelsen por 3 a 0 (6/4, 6/0 e 6/2), levando apenas 99 minutos para completar a 30ª vitória em quadra dura do ano.
O italiano, que enfrentará o australiano Chris O’Connell na próxima fase, tem sido alvo de polêmica em Flushing Meadows depois da revelação de que escapou de uma suspensão e foi inocentado de irregularidades, apesar de ter sido reprovado em dois exames antidoping na temporada.
Sinner disse que testou positivo para uma substância proibida depois que o fisioterapeuta aplicou um spray de venda livre em um corte na mão antes de realizar tratamentos em março — o tenista demitiu o fisioterapeuta e o treinador na semana passada.
“Não é fácil, obviamente, encontrar agora no meio da temporada, sabe, o preparador físico e o fisioterapeuta. Nós tentamos o nosso melhor para encontrar as melhores pessoas, e então vemos”, disse Sinner.