O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), por meio da Escola Pública de Trânsito (Eptran), encerrou na manhã desta sexta-feira (31/01) o evento Semana da Eptran, que promoveu a certificação de cerca de 430 pessoas em qualificações focadas no trânsito.
A cerimônia de encerramento comemorou o primeiro ano de atuação da Eptran, localizada no Shopping Via Norte, na avenida Arquiteto José Henrique Bento Rodrigues, 3760, bairro Monte das Oliveiras, zona norte de Manaus.
A Semana da Eptran foi realizada entre 27 e 31 de janeiro. A programação contou com palestras e certificações voltadas a temas relacionados ao trânsito e às relações interpessoais no ambiente de trabalho para os colaboradores do órgão e convidados.
O encerramento reuniu servidores do Detran-AM, instrutores, examinadores, agentes de trânsito, entre outros. O evento foi marcado pela palestra “Mobilidade Urbana e Trânsito Consciente”, ministrada pelo vereador, ex-diretor presidente do Detran-AM e idealizador da Eptran, Rodrigo de Sá.
“A Eptran é um marco significativo na história do Detran-AM, porque ela abre as portas para a população de um modo geral, para que a gente consiga formar e capacitar profissionais, para que estas pessoas tenham renda e um emprego, afirmou Rodrigo de Sá.
Números
Neste um ano de atuação, mais de quatro mil pessoas passaram por formações promovidas pela Eptran do Amazonas, considerada a maior escola pública de trânsito do Brasil. O atual diretor-presidente do Detran-AM, Wendell Waughan, participou do fim da ‘Semana da Eptran’, destacando o desenvolvimento pelo qual a Eptran passou durante seu primeiro ano.
“Um projeto idealizado desde 2023, hoje estamos presentes aqui com bastante tecnologia envolvida: temos simuladores, convênio com Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) que disponibiliza os instrutores e a nossa intenção é aumentar a capacidade dos instrutores, aumentar a carga horária para os estudantes e trazer novas tecnologias à Eptran”, finalizou Wendell Waughan.