O ministro das Relações Exteriores do Irã afirmou que as sanções ao petróleo iraniano foram suspensas e que alguns dos ativos iranianos congelados no exterior foram liberados, em uma publicação feita após a conclusão das negociações na Suíça.
Em uma postagem sobre o assunto no X, Abbas Araghchi também afirmou que “um grande plano de reconstrução e desenvolvimento para o Irã foi lançado”.
A publicação não forneceu detalhes sobre os bens congelados nem sobre o plano de reconstrução. A CNN entrou em contato com a Casa Branca para obter um posicionamento sobre as negociações.
Anteriormente, Hossein Ghorbanzadeh, especialista em economia da delegação iraniana, afirmou que um projeto de acordo para uma isenção temporária das sanções americanas ao petróleo iraniano e seus derivados havia sido concluído, de acordo com a agência de notícias semioficial iraniana Fars.
Além disso, delegações dos Estados Unidos e do Irã discutiram as bases para negociações visando a um acordo final, afirmou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Esmaeil Baghaei, segundo a agência estatal Tasnim.
As negociações, agora concluídas, entre os EUA e o Irã foram conduzidas em uma “atmosfera positiva e construtiva” e “progressos encorajadores” foram alcançados, de acordo com uma declaração conjunta dos mediadores Paquistão e Catar.


