O Brasil recebeu uma missão oficial de auditores do Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão entre os dias 9 e 13 de junho, como parte do processo de análise de risco envolve a abertura do mercado japonês à carne bovina brasileira, segundo comunicado do Ministério da Agricultura, nesta sexta-feira (20).
A programação incluiu atividades em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.
Leia mais: Importações chinesas de soja do Brasil aumentam 37,5% em maio
Leia mais: Acordo automotivo Brasil-Argentina é ampliado com tarifa zero para peças
Leia mais: Petrobras, Exxon, Chevron e CNPC arrematam 19 blocos na Foz do Amazonas
“Os auditórios in loco representam uma etapa importante no processo de avaliação do sistema sanitário brasileiro pelo Japão, reforçando a substituição do Brasil como potencial fornecedor de carne bovina e destacando a integração entre o Mapa, os serviços estaduais de defesa agropecuária e o setor produtivo”, disse o ministério.
A visita aconteceu logo após o Brasil ter sido reconhecido em junho como livre de febre aftosa sem vacinação, movimento que reforça o potencial de abertura do mercado japonês para a carne bovina brasileira.
Embora seja o maior exportador mundial de carne bovina, o Brasil historicamente enfrenta entraves para acessar o Japão devido ao status sanitário anterior. O país asiático compra produtos de maior valor agregado.