João Fonseca subiu oito posições no ranking e chegou ao 57º lugar na lista da Associação de Tenistas Profissionais (ATP), atualizada nesta segunda-feira (09). Esta é a melhor colocação da carreira do brasileiro, superando a 59ª do final de março após ter alcançado a terceira rodada do Masters 1000 de Miami.
Com os 100 pontos conquistados ao se classificar para a terceira rodada de Roland Garros, o carioca de 18 anos soma agora 999 e se tornou o 14º tenista brasileiro mais bem ranqueado da história entre os homens, superando a marca de Thiago Wild, que no ano passado chegou a ser o 58º do mundo. Ele ainda está muito próximo de Marcos Daniel, que foi 56º, e de André Sá, que alcançou o 55º lugar do ranking.
Na atualização desta segunda, Wild caiu uma posição e agora está na 118ª posição, já Thiago Monteiro perdeu sete colocações e ocupa a 138ª no momento.
Leia mais: Carlos Alcaraz consegue virada histórica e conquista bicampeonato de Roland Garros
Leia mais: Coco Gauff é campeã em Roland Garros após vencer Sabalenka de virada
As três primeiras posições do ranking não foram alteradas. Apesar da derrota na final de Roland Garros, Jannik Sinner somou 500 pontos e segue tranquilo como líder da lista da ATP. Bicampeão do Grand Slam francês, Carlos Alcaraz manteve a vice-liderança, e Alexander Zverev segue em terceiro, mesmo perdendo 900 pontos.
No top 10, Jack Draper subiu um posto e assumiu a quarta posição, assim como Novak Djokovic, que pulou para quinto. Semifinalista no saibro parisiense, Lorenzo Musetti agora é o sexto do mundo, enquanto Taylor Fritz está em sétimo após perder três colocações.
Tommy Paul conquistou quatro posições e agora ocupa o oitavo lugar, à frente de Holger Rune que subiu para nono. Alex de Minaur caiu um posto e fecha a lista dos dez melhores.
Dois ex-top 10 despencaram no ranking da ATP. Casper Ruud caiu oito posições e agora é o 16º, já Stefanos Tsitsipas, que chegou a ser número 3 do mundo, está em 26º após perder seis posições.