Na quinta-feira, nas plataformas digitais do The World’s 50 Best Restaurants, foi anunciado que a brasileira Janaína Torres Rueda é a melhor chef feminina de 2024 de todo o globo, segundo o prestigiado ranking. Janaína é chef e co-proprietária do restaurante de fine-dining paulistano “A Casa do Porco”, do casual “Bar da Dona Onça”, da lanchonete de cachorro-quente “Hot Pork”, além do restaurante de almoço e sanduíches “Merenda da Cidade” e da “Sorveteria do Centro”.
O prêmio chega após ela ter sido eleita no último ano a Melhor Chef Feminina da América Latina, na versão da lista focada apenas nesta região.
Leia mais: Estabelecimentos brasileiros adicionados à renomada lista 50 Best Discovery
Leia mais: Do Vidigal ao Louvre: Chef brasileira assumirá restaurante no museu em Paris
Chef e proprietária de restaurantes no centro de São Paulo, ela comanda junto de Jefferson Rueda o restaurante A Casa do Porco, casa brasileira mais bem colocado entre os 50 melhores do mundo, em que figura atualmente na 12ª colocação da lista.O restaurante também aparece no 4º lugar entre os melhores da América Latina.
Ela também é o nome à frente do Bar da Dona Onça, no térreo do Edifício Copan, assim como do Hot Pork, da Sorveteria do Centro e, mais recentemente, da Merenda da Cidade.
Nascida e criada no centro de SP, Janaína Torres Rueda foi a precursora do movimento de retomada da área, com a abertura, em 2008, do Bar da Dona Onça. A casa é um ponto de convergência de diferentes tribos, que disputam as concorridas mesas para degustar os pratos cheios de afeto da chef. Seu cardápio, inspirado em receitas de família e na cozinha popular brasileira, oferece guisados caldosos, arrozes bem temperados e outros preparos que batem fundo na memória afetiva dos comensais.